Manifesto pela Construção Industrializada no Brasil

A Construção Civil é um setor de suma importância social e econômica para o País, não somente por representar um percentual elevado do PIB brasileiro, como também pela responsabilidade de prover habitação para a população e infraestrutura para o desenvolvimento do Brasil.

Somente no segmento habitacional, o déficit deverá saltar para 30,7 milhões de unidades em 2030, segundo pesquisa realizada pela FGV.

A verdade é que a construção tradicional não tem gerado ganhos de produtividade suficientes para resolver problemas desta magnitude.

No mundo todo, a construção industrializada cresce a taxas elevadas, apresentando-se como uma solução eficaz para a obtenção de elevados ganhos de produtividade, qualidade e desempenho, produzindo edificações mais sustentáveis, com maior rapidez e custos menores. No Brasil a construção industrializada ainda não é representativa, em razão de algumas barreiras que impedem o avanço da industrialização.

  1. A falta de isonomia tributária entre a construção industrializada e a tradicional;
  2. O tradicionalismo das regulamentações, da normalização e das políticas e posturas municipais e códigos de obras;
  3. A burocracia e a lentidão envolvendo direito imobiliário e as aprovações de projeto legal e o licenciamento ambiental;
  4. A ausência de linhas de financiamento e crédito imobiliário para edificações produzidas pela construção industrializada, de ciclo bem mais curto;
  5. A baixa integração das empresas da cadeia produtiva da construção para promover a industrialização;
  6. A baixa capacitação profissional e a não inclusão da construção industrializada na grade de ensino das universidades e faculdades de Arquitetura e Engenharia.

O Movimento Brasil Viável – Construção Industrializada, uma iniciativa do C3 – Clube da Construção Civil e do Enredes – Encontros e Redes da Construção, tem como objetivos:

  1. Promover a industrialização e a evolução do setor da construção, de forma sustentável;
  2. Contribuir para a elaboração de políticas e programas de governo, que incentivem a construção industrializada e eliminem a burocracia, para agilizar os negócios;
  3. Remover as barreiras que impedem o avanço da construção industrializada.

Com o apoio de associações, entidades, empresas e profissionais da construção queremos ampliar e fortalecer esse Movimento, visando mudar o Mindset, transformar o setor e deixar um legado para as próximas gerações.

Vamos nos unir para implementar ações eficazes para remover os gargalos e avançarmos com a industrialização da construção no Brasil.

Precisamos, coletivamente, gerar ganhos substanciais de produtividade, para fazer muito mais, com menos, inserindo, definitivamente, a construção no contexto da Indústria 4.0.

Venha conosco para essa Jornada!

Abrace esta causa e assine esse Manifesto abaixo.

ASSINE O MANIFESTO

INICIATIVA

I'm an image
I'm an image